Por Que Fazer Backup É Tão Importante Para Seu Site?

Fazer backup é uma das formas mais seguras de você sempre ter uma cópia funcional do seu site caso aconteça algum problema com ele. Neste guia, você vai aprender mais sobre backups e como esse recurso ajuda na manutenção do seu projeto na internet.

No decorrer do conteúdo, vamos abordar a seguinte estrutura de tópicos:  

  • O que é backup e para que serve;
  • Situações para se prevenir e fazer backups periodicamente;
  • Como fazer backup de um site;
  • Onde armazenar um Backup.

O Que é Backup e Para Que Serve?

Um backup nada mais é do que uma cópia extra que você faz de um arquivo, documento ou pasta em um local de segurança. Com ele, você não perde nenhum dado ou informação caso algo inesperado comprometa sua máquina ou site na internet.

Imagine uma situação em que você tenha um computador e que trabalhou por meses em um projeto online. Com o tempo, acumulou muitos GBs de dados e arquivos, como fotos, textos, vídeos e até informações de credenciais que não pode correr o risco de perder.

Se seu computador tiver alguma falha no equipamento ou que aconteça algum erro no seu site, você pode contar com o backup feito anteriormente dos arquivos para recuperar tudo o que desenvolveu e que publicou até aquele momento.   

Mas saiba que fazer backup sem nenhum fundamento não vai servir muito. O ideal é realizar o procedimento periodicamente. E, claro, antes de fazer alterações de risco em arquivos ou mudanças radicais que podem comprometer o desempenho do seu site.

Assim, você garante que o backup represente uma cópia fiel e a mais atualizada do arquivo ou do seu site antes das alterações feitas. Desse jeito, você não perde nenhuma informação do seu interesse. Essa é a importância de fazer backup.

5 Situações Para se Prevenir e Fazer Backups Regularmente

Fazer backups é algo essencial no gerenciamento de trabalhos que você faz no computador ou na criação e manutenção do seu site. Ainda que a tecnologia evolua todos os dias, falhas podem acontecer a qualquer momento.

Você precisa estar blindado para saber como agir e como contornar a situação. Abaixo, veja algumas situações em que fazer backups e manter cópias atualizadas dos seus arquivos e do seu site ajuda a não perder dados e nem tempo desnecessário.

  1. Falhas de Hardware. Qualquer máquina está suscetível a erros. Os equipamentos que usamos para trabalhar diariamente, como computadores e smartphones, podem estragar de uma hora para outra. O problema pode acontecer na placa-mãe, no processador, na memória RAM ou na placa de vídeo. O mesmo pode acontecer com o computador (o servidor) que hospeda seu site na internet.
  2. Ataques Virtuais. Pragas virtuais estão espalhadas pela internet. Um vírus, um malware ou um hacker pode invadir sua máquina ou o sistema do seu site e comprometer meses de trabalho. O que você pode fazer é colocar algumas camadas de bloqueios instalando programas que detectam essas infestações e limpam seu computador e os arquivos do seu site de tempos em tempos.
  3. Erros de Gerenciamento. Criar um site na internet e gerenciar os recursos dele é um processo um tanto trabalhoso. Nesse meio termo, é possível que um usuário inexperiente cometa alguns erros, apagando arquivos sem querer e realizando alterações que não foram planejadas. Ou, ainda, mexer em configurações que possam corromper dados e o serviço de hospedagem do seu site. 
  4. Atualizações de Temas e Plugins. Temas são os templates que você usa para compor o visual do seu site. E os Plugins adicionam novos recursos e funcionalidades a ele. De vez em quando, um tema ou plugin exige algum tipo de atualização. E pode ser que a atualização deles tenha alguma incompatibilidade com a versão do CMS que você está usando. Ou mesmo a atualização não esteja totalmente pronta para ser instalada no seu site.
  5. Upgrades e Migração de Hospedagem. Caso o plano da sua hospedagem de sites não esteja mais dando conta do recado, é indicado fazer um upgrade para ter mais recursos. Ou, ainda, realizar a migração de uma hospedagem para outra empresa. Em ambos os casos, é possível que algum erro aconteça. Mas, com um backup, você sempre vai poder restaurar seu projeto a um ponto anterior ao problema.

Como Fazer Backup no Seu Site?

Agora que você já sabe da importância de fazer backups regularmente, é hora de aprender a como realizar o procedimento.

Resumidamente, o administrador do site deve acessar o diretório raiz e escolher qual tipo de backup quer realizar. Isso vai depender da quantidade total de arquivos e o que realmente é interessante para o usuário guardar.

Onde Devo Armazenar um Backup?

Para pouca coisa vai servir fazer backup se você não sabe exatamente onde guardar a cópia do seu site em segurança.

Sendo assim, você precisa se certificar que o local escolhido, ou seja, o servidor, seja diferente do servidor atual em que seu site está hospedado.

Você pode fazer esse upload pelo próprio painel do seu serviço de hospedagem ou por uma ferramenta de FTP, como o FileZiIla.

O FTP é um jeito fácil e rápido de transferir arquivos entre o seu computador e um servidor. Além de ser seguro e altamente compatível com muitos tipos de CMS.

Além disso, você também pode fazer o download do backup do servidor para o seu próprio computador. Também por FTP, se quiser.

Só se certifique de armazenar o arquivo baixado em um diretório que só você tem acesso. Ou, se preferir, pode guardar o arquivo em um serviço na nuvem ou usar um HD Externo.  

Assim que conseguir armazenar o backup do seu site, mantenha uma sequência lógica dos arquivos. Organize a ordem dele e os nomeie conforme as datas que os backups foram gerados.

Você pode, ainda, programar backups automáticos. Assim, sempre vai ter backups do seu site ao alcance, mesmo que se esqueça de fazê-los manualmente.

Conclusão

Fazer backups é a garantia que você tem de guardar cópias dos seus arquivos ou do seu site em um local seguro. Se algum erro ou problema acontecer com seu projeto na internet, você sempre vai ter como restaurar os seus arquivos e retomar a um ponto anterior antes da falha acontecer. Assim, você nunca perde nada de importante.

Leave A Comment

You May Also Like