O que é cPanel: Como Funciona e Para Que Serve o Painel de Hospedagem

cPanel é o painel de controle de hospedagem de sites mais usado no mundo. É com ele que o usuário pode gerenciar, administrar, adicionar e remover recursos e funcionalidades do seu serviço de hospedagem de sites.

Quando você decide começar um projeto na internet, é bem possível que não saiba como vai gerenciá-lo no dia a dia. É também provável que tenha que usar ferramentas que não esteja acostumado a mexer ou simplesmente nem mesmo conhecer.

O cPanel, como uma plataforma de trabalho, entra exatamente nesse contexto. Neste artigo, você vai aprender mais sobre o que é cPanel, como ele funciona e quais os recursos pode usar para conquistar seu espaço na internet.

O que é cPanel e para que serve?

O cPanel nada mais é do que um painel de controle voltado para hospedagem de sites. Com ele, o usuário tem a total liberdade de gerenciar e administrar os recursos do serviço de hospedagem contratado oferece.     

É possível alterar e salvar configurações personalizadas, instalar e remover aplicativos e softwares e gerenciar contas de usuários e qualquer tipo de arquivos.

Também pode verificar os limites de banda, o quanto de dados está sendo usado pelo serviço, configurar contas e envios de email e outras funcionalidades mais específicas.  

Um das principais características que fazem o cPanel ser popular entre os usuários é a sua facilidade de uso. Ele é muito intuitivo e tem uma interface gráfica fácil de encontrar qualquer função que quiser instalar e usar.

Um dos aspectos que mais agrada os usuários no cPanel é ele não exige conhecimentos em programação para usá-lo com propriedade. Você só precisa saber a definição das abas e botões para acessar a opção certa, configurar e mexer no que bem entender.

Quais os principais recursos disponíveis no cPanel?

Agora que você já sabe o que é cPanel e para que serve, chegou a hora de conhecer alguns dos principais recursos disponíveis na plataforma. Saber onde cada um deles se localiza e o que fazem permite que você tire o máximo de proveito do seu serviço de hospedagem de sites.

Mas, antes de tudo, você precisa logar no seu cPanel. Acesse o seu painel de controle pelo link https://cpanel.gohosting.com.br/. Oriente-se pela imagem abaixo, que mostra exatamente a tela que você deve ver para conseguir acessar o cPanel pela Go Hosting.

Quando entrar no sistema, você será redirecionado para a tela principal do painel de hospedagem. Nela estarão todas as funções, divididas por seções e organizadas de acordo com o tema de cada recursos.

Abaixo, veja os principais recursos disponíveis no cPanel.

Gerenciamento de domínio e emails

gerenciamento de domínios e emails no cpanel

Independente do serviço de hospedagem de sites contratado, o gerenciamento de domínio e de emails é um dos recursos que o usuário mais vai usar. As ferramentas para realizar estas tarefas são completas e permitem que você configure qual domínio e o email que mais se encaixa com o seu site.

Pelo próprio cPanel, o usuário pode atrelar um domínio a uma conta de hospedagem, adicionar domínio opcionais, subdomínios e fazer apontamentos. Também é possível criar e cadastrar emails de contato personalizados e de acordo com o domínio do seu site, deixando tudo com um aspecto mais profissional e convincente.

Por exemplo, considere que o domínio do seu site seja meusite.com.br. Os emails que você for criar e configurar para este domínio terão a forma padrão [email protected].

Fora isso, o usuário ainda pode delimitar a quantidade de espaço para as contas de email criadas, além de criar e gerenciar as respectivas senhas. Se quiser, também é possível usar um webmail, uma versão de email personalizada do mesmo email, só que para navegadores.  

Gerenciamento de arquivos

gerenciamento de arquivos no cpanel

Pelo gerenciamento de arquivos do cPanel, o usuário tem a liberdade de navegar livremente pelos diretórios da hospedagem de sites. E, assim, otimizar o acesso ao conteúdos e as funcionalidades do serviço com apenas alguns cliques.

Com esta função, é possível criar novas pastas, arquivos e realizar transferências de arquivos entre os diretórios da hospedagem. Tudo acontece pela própria interface do painel de controle de uma forma prática e intuitiva.

Um dos pontos mais legais do gerenciador de arquivos do cPanel é que a sua mecânica de funcionamento é bastante parecida com o do Windows. Sendo assim, quem já estiver acostumado com a funcionalidade no sistema operacional, não terá problemas para entender como ele funciona. Basta se acostumar com alguns novos termos e ícones.

Instalação de aplicativos

instalação de aplicativos cpanel

Quem é que não gosta de expandir as funcionalidades de um serviço para aproveitar todos os recursos possíveis? É também possível fazer isso no cPanel. Basta instalar um aplicativo que corresponde à funcionalidade que você quer e começar a usá-lo. 

Digamos que você queira um CMS (Sistema de Gerenciamento de Conteúdo), como o WordPress, para publicar conteúdos em um blog. Ou começar a ganhar dinheiro na internet com uma loja virtual numa plataforma da sua escolha.

É só procurar pelo aplicativo no campo de buscas dentro da seção específica, no caso o Softaculous, e prosseguir com a instalação. Veja abaixo algumas das categorias de aplicativos disponíveis no cPanel.

  • CMS: WordPress, Drupal e Joomla.
  • Blogs: WordPress e Open Blog.
  • Forums: Simple Machines Forum e phpBB.
  • Ecommerce: PrestaShop, Magento e Abantecart.
  • Galerias de Imagens: Gallery e Piwigo.  

Além destes, vários aplicativos listados pelo cPanel já vêm pré-instalados. Algo que facilita o processo de gerenciamento e usabilidade dos recursos pelo painel de hospedagem.

Fora isso, ainda é possível instalar aplicativos externos, aqueles que não estão listados nos menus do cPanel. Para conseguir usar esses aplicativos, o trabalho é manual. E você vai precisar verificar se o cPanel e com a provedora de hospedagem se o aplicativo tem suporte por ambos.

Estatísticas do serviço de hospedagem e do seu site

estatísticas do serviço de hospedagem de sites no cpanel

O cPanel também permite que você acompanhe em tempo real as estatísticas de uso do seu plano de hospedagem de sites. O usuário consegue ver informações como:

  • Largura de banda;
  • Uso de memória física;
  • Uso da CPU;
  • Contas de email criadas;
  • Quantidade de arquivos do servidor.

No cPanel, você também pode conferir como estão as estatísticas de uso do seu site. Alguns dos dados que você consegue extrair são o número de visitantes, qual a origem do tráfego recebido, as páginas mais acessadas, os conteúdos mais compartilhados e por aí vai.

Assim,, você passa a ter uma noção melhor de quais páginas e conteúdos têm mais relevância para os usuários. E, dessa forma, você consegue traçar algumas estratégias de produção de novos conteúdos que podem gerar mais participação dos visitantes. Além, claro, de poder impulsionar os conteúdos que mais fazem sentido para o seu site.

Gerenciamento de banco de dados

gerenciamento do banco de dados pelo cpanel

Ter acesso e administrar um banco de dados dá a garantia ao usuário de que todos os conteúdos, páginas, arquivos e informações da hospedagem são gerenciáveis e estão em segurança. Com o cPanel, você pode não só criar, mas também gerenciar seu projeto online do jeito que quiser.

Tudo está ao alcance de uma interface intuitiva, simples e acessível através do navegador. Nesse contexto, o phpMyAdmim é um dos programas mais usados na plataforma. Como o aplicativo já vem instalado, só é preciso uma configuração inicial para conseguir acesso ao seu banco de dados pelo próprio painel do cPanel.

Se preferir, também é possível acessar o banco de dados pelo computador com os programas MySQL Front e MySQL Workbench. Com eles, o acesso ao banco de dados é feito fora do cPanel, sendo que é preciso autorizar o acesso de usuários externos ao banco de dados pelo próprio painel de hospedagem.  

Recursos avançados do cPanel

Além das funções principais, que geralmente são as mais triviais em qualquer serviço de hospedagem, o cPanel também disponibiliza recursos mais avançados. Essas funcionalidades são voltadas a usuários que detêm mais conhecimento técnico e estão preparados para ter uma experiência mais profissional.

Alguns dos recursos avançados disponíveis no cPanel são:

  • Acesso via SSH: Acesso virtual do servidor de hospedagem de qualquer lugar, como se o usuário estivesse em um terminal online.
  • Instalação de SSL: Um certificado de segurança que verifica dados, senhas e garante que as informações dos visitantes no seu site estejam protegidos.
  • Configuração de PHP e MySQL: Configuração e gerenciamento de linguagens de programação para construção e administração de bancos de dados.
  • Agendamento de Backups: Delimitar dias e horários para fazer backups automáticos e garantir que dados e informações da hospedagem nunca se percam.  

Vantagens para usar o cPanel na conta de hospedagem

Não é à toa que o cPanel é o painel de hospedagem de sites mais usados no mundo. E nem que a maioria das provedoras deste tipo de serviço têm na plataforma um aliado para atrair mais clientes.

O cPanel tem vantagens que fazem dele uma escolha certeira por quem está começando um projeto ou já tenha certa experiência na internet. Seja você um produtor de conteúdo ou um programador avançado, o cPanel abraça todos os perfis de usuários.

Algumas das suas principais vantagens são:

  1. Uso acessível e dinâmico. O cPanel se encaixa com todos os níveis de experiência de usuários. Ele oferece acessibilidade, facilidade de uso e interface intuitiva e dinâmica. Todos os recursos, funcionalidades e botões estão a um ou dois cliques de distância. E, se não encontrar algo, basta pesquisar e instalar.
  2. Compatível com sistemas operacionais. O cPanel é compatível com sistemas operacionais para desktops, como Windows e Linux. Também é compartível com dispositivos móveis com sistemas iOS e Android. A experiência de uso pode ser diferente em função das plataformas usadas e da otimização do cPanel para elas. Mas, é possível usar o cPanel de qualquer lugar conectado com a internet.
  3. Portabilidade e migração. Poucas coisas são tão frustrantes quanto contratar um serviço de hospedagem e ele não funcionar como o esperado. Pensando nisso, o cPanel tem suporte integral à migração de uma hospedagem para outra. A plataforma é portátil e garante a migração do site do usuário para uma nova provedora sem qualquer contratempo. Na Go Hosting, inclusive, esse processo é gratuito e depende apenas de uma inscrição por um formulário de migração.
  4. Comunidade gigantesca. Ficou com alguma dúvida ou não sabe direito para quê serve um recurso listado no painel de controle? Sem problema: a comunidade online do cPanel é tão grande que qualquer informação ou ajuda pode ser encontrada em segundos. Existem diversos blogs, fóruns e comunidades dedicadas na internet a tudo o que o cPanel oferece. 
  5. Disponível em 37 idiomas. É comum em serviços de qualidade e muito populares estarem disponíveis em muitos idiomas. No cPanel, são 37, incluindo o português brasileiro. Então, todos os recursos, funcionalidade, botões e seções estarão traduzidos para o nosso idioma. Algo que minimiza os contratempos e agiliza o processo de uso.

Conclusão

Saber o que é cPanel e como a plataforma funciona é apenas a etapa inicial da sua jornada com serviços de hospedagem de sites. No cPanel, você tem praticidade, acessibilidade e um mecanismo intuitivo que permite acesso a recursos e funcionalidades rapidamente. 

Seja você um iniciante ou um entusiasta, a escolha mais certa quando se fala de hospedagem de sites é o cPanel. O painel oferece recursos e vantagens completas e que se encaixam a qualquer perfil de usuário.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Escreva uma mensagem para a gente nos comentários abaixo que vamos responder logo em seguida. Queremos bater um papo com você!

Leave A Comment

You May Also Like