10 Dicas para Escrever Melhor e Publicar sua Primeira Postagem de Blog

Ter um blog é uma ferramenta poderosa para você espalhar seus conhecimentos e se comunicar com qualquer pessoa pela internet.

E, para isso, você vai precisar escrever e publicar conteúdos periodicamente para manter seus visitantes engajados e sempre atualizados com as informações mais relevantes.

Hoje você vai dar um passo além nessa jornada. Abaixo, você vai acompanhar como escrever melhor o seu primeiro post de blog.

Além disso, também vai conferir como disponibilizar um conteúdo na rede usando um CMS (Gerenciador de Conteúdo).

Como e Onde Publicar seu Primeiro Post do Blog?

Para disponibilizar qualquer conteúdo escrito na internet, você precisa ter acesso a um CMS.

Os chamados Gerenciadores de Conteúdos são plataformas que permitem escrever, editar e publicar postagens em sites, blogs e lojas virtuais. E o mais usado deles é o WordPress.

DICA: A Go Hosting tem planos dedicados de Hospedagem WordPress para você tirar o máximo de proveito do seu CMS.   

Para escrever e publicar seu primeiro post de blog no WordPress, siga os passos abaixo.

  1. No painel de controle do WordPress, encontre e clique na seção POSTS na aba lateral à esquerda.

  2. Clique no botão ADICIONAR NOVO para abrir o editor de textos do WordPress.

  3. Com o editor aberto, você pode inserir o título e o texto nos locais indicados. Também pode categorizar e organizar os conteúdos nas seções CATEGORIAS e TAGS. Oriente-se pela imagem abaixo para ver onde ficam estas funções.

  4. Você pode ir salvando o rascunhos das suas postagens aos poucos o botão SALVAR COMO RASCUNHO (imagem acima).
  5. Quanto tudo estiver pronto, publique seu conteúdo apertando no botão azul PUBLICAR (imagem acima).

10 Dicas: Escreva Melhor e Publique seu Primeiro Post do Blog

Construir uma base fiel de leitores e conquistar mais tráfego é um dos maiores objetivos dos produtores de conteúdo. Porém, esses resultados demandam tempo, organização e dedicação.

Para chegar lá, você vai ter que oferecer conteúdos de qualidade que prendam a atenção da sua audiência. Sendo assim, abaixo estão 10 dicas para você tomar como ponto de partida e usar para escrever melhor e publicar seu primeiro post de blog.   

Dica #1 – Faça um Brainstorm

Fazer uma tempestade de ideias (brainstorm) é uma das melhores práticas iniciais para coletar possibilidades de ideias, assuntos e tópicos para os conteúdos que você for escrever e publicar mais tarde.

Num primeiro momento, não se preocupe em delimitar muito essas opções. Nem seja muito crítico ou exigente consigo mesmo.

O objetivo aqui é apenas explorar e deixar fluir a capacidade criativa, juntando termos e palavras aleatórios que vão ajudar na produção dos artigos.  

Uma forma bem simples de fazer isso é pegar um papel de uma caneta e começar a anotar palavras, termos e coisas que se relacionam com os assuntos que você quer tratar no seu blog.

Assim que tiver uma quantidade ideal de ideias, é hora de começar a pensar nos conteúdos.   

Dica #2 – Conheça seu Público

Conhecer o seu público-alvo significa que você precisa saber informações específicas sobre qual o perfil do visitante que acessa o seu blog.

Isso inclui dados como faixa etária, hobbies favoritos, ocupação profissional, grau de escolaridade e também a classe social.

Você consegue todos esses dados quando faz a integração do WordPress com o Google Analytics.

Assim, você consegue produzir conteúdos mais assertivos, com abordagem e linguagem direcionadas para estes perfis de leitores.

A ideia é montar e seguir uma linha editorial que se encaixa com a maior partes destes usuários, para que recebam conteúdos pensados estrategicamente para eles.

Dependendo do intuito do seu blog, dos assuntos que vai publicar nele e do perfil dos seus visitantes, a escrita dos conteúdos sempre flutua entre o tom formal e o mais informal.

Só não caia na armadilha de escrever de qualquer jeito, pois as chances não agradar os leitores são bem altas.   

Dica #3 – Faça um Esboço do Conteúdo

Essa é a hora de definir que tipos de tópicos e assuntos você vai abordar no conteúdo.

Com um esboço, você cria uma espécie de rascunho com o fluxo de informações, parágrafos e ideias que deve ir completando ao longo da escrita.

Um esquema tradicional para seguir e que funciona para qualquer nível de escritor, seja iniciante ou experiente, é:

  • Introdução
    É um texto chamativo breve, de um ou dois parágrafos, no máximo, que inicia uma conversa com o leitor, apresentando o intuito, a delimitação e o que ele pode esperar do conteúdo publicado.
  • Desenvolvimento
    É a principal parte de qualquer texto. Por ser mais elaborada, exige uma delimitação bem mais detalhada dos tópicos e assuntos tratados na produção do conteúdo. É aqui onde as ideias do conteúdo são desenvolvidas com sentido e contextualização, sendo também geralmente acompanhadas por alguma argumentação ou opinião do autor.     
  • Conclusão
    É um texto também sucinto que faz uma síntese do que foi abordado no conteúdo. Não é muito indicado repetir ideias mostradas antes, mas é preciso fazer um fechamento de tudo o que foi apresentado no artigo.

Dica #4 – Comece a Escrever

O simples ato de começar a escrever pode ser um grande prazer ou um terrível pesadelo.

Seja um iniciante ou já experiente na prática, iniciar um texto do zero, apenas com a intenção do conteúdo e a delimitação do tema e dos tópicos, é um dos maiores desafios que um autor pode encontrar.

A sugestão aqui é realmente escrever tudo o que estiver na sua cabeça, considerando o uso de palavras, expressões, frases e ideias por completo.

Sempre tentando fazer uma ligação que faça sentido entre um parágrafo e outro, criando uma espécie de hierarquia de importância das informações.  

Como falar é mais fácil do que fazer, a princípio, não se preocupe muito com o que for escrevendo. Com uma primeira versão do rascunho finalizada, é possível editar, organizar e reescrever as informações do artigo mais tarde.

Por isso, também não tenha pressa e nem se cobre muito a respeito do seu tipo e fluência da escrita.

Dica #5 – Use Frases e Parágrafos Curtos

Escrever bem e com propriedade não significa que usar frases longas e parágrafos extensos para explicar suas ideias.

Em vez disso, desdobre o conhecimento que você quer compartilhar em tópicos menores, encurtando as sentenças e quebrando os parágrafos em menos linhas.

Você está escrevendo para um público de internet. Então, a proposta é bem diferente de leitores de conteúdos em folha de papel.

A própria experiência de leitura é completamente diferente e, quanto mais objetivo e preciso, melhor é a fluência de consumo do texto.

O ideal é seguir um padrão de no máximo de três linhas para cada parágrafo escrito. Tente manter esse equilíbrio no artigo, às vezes nivelando com uma linha a mais ou a menos.

E, sempre, pular uma linha em branco quando for iniciar outro parágrafo. O objetivo com isso é não amontar muitas linhas enquanto dá um alívio visual para quem está lendo o conteúdo.    

Dica #6 – Escolha um Título Impactante

O título é o local do seu conteúdo em que o leitor vai colocar os olhos primeiro.

Por isso, é recomendado escolher palavras impactantes que apresentam o assunto do artigo e, ao mesmo tempo, incitam o usuário a acessar o conteúdo.

Uma forma de fazer isso com mais assertividade é usando termos específicos que funcionam como gatilhos mentais.

Essas palavras estimulam o leitor a querer consumir o conteúdo, seja despertando um desejo, sendo persuasivos, criando um mistério ou fazendo uma promessa.

Mas, é preciso ter um certo cuidado e bom senso ao usar esses gatilhos. O objetivo final é sempre informar o usuário. E nunca enganá-lo com algo que não possa entregar ou cumprir.

Dica #7 – Evite Termos Complicados

Independente do público-alvo e da linguagem dos seus conteúdos, usar termos incomuns, complicados ou rebuscados demais não significa necessariamente mais qualidade para o que você escreve.

Pode ser que o artigo gere dificuldades de entendimento, com ideias confusas, perdidas e que pouco acrescentam ao leitor.

E isso é oposto do que você realmente quer, que é um conteúdo informativo, acessível e consumido pelo maior número possível de leitores.

Por isso, priorize expressões de conhecimento popular e escreva de forma natural. A ideia é gerar conexão com o usuário, criando uma espécie de conversação mútua para que ele se sinta estimulado em continuar lendo.

E não vá procurar informação de qualidade em outro lugar.  

Dica #8 – Capriche na Ortografia

Um texto de qualidade não se resume apenas à informação completa bem escrita e acessível a todos os tipos de usuários.

A ortografia e a correção gramatical das palavras também são tão importantes quanto para o sucesso do seu conteúdo na internet.

O que você quer ganhar aqui é a confiança, a credibilidade e o prestígio dos seus visitantes. Então, publicar artigos com erros de digitação, problemas de acentuação e problemas graves de construção gramatical é uma situação que jamais pode acontecer.    

Dica #9 – Use Imagens e Vídeos

Uma forma de valorizar o seu conteúdo é com arquivos de mídia. Ou seja, fotos, vídeos e até mesmo gifs.

Além de deixar o artigo visualmente mais atrativo, esses recursos adicionam informações com entretenimento sem precisar escrever qualquer palavra extra.

Fora isso, conteúdos em mídia também trazem uma leveza na fluência de leitura ao texto. Eles quebram a sequência de parágrafos com materiais informativos, chamativos ou engraçados.

É o leitor quem ganha na experiência de navegação e de consumo de conteúdos no seu blog.

Só não é muito recomendado usar mídia em demasiado. O conteúdo pode ficar longo demais e até mesmo distrair o usuário do seu objetivo principal, que é informar com qualidade.

Então, moderação e bom senso são duas regrinhas para seguir.  

Dica #10 – Aplique Técnicas de SEO

Pouco adianta se planejar, organizar, escrever e publicar conteúdos de qualidade se o seu blog não aparece em destaque nos mecanismos de buscas, como o Google.

É para isso que você precisa conhecer sobre SEO (Search Engine Optimization ou Otimização para Motores de Busca).

Aplicar técnicas de SEO em conteúdos significa otimizar as páginas e as postagens do seu blog para que sejam rastreados e recomendados nas pesquisas feitas pelos usuários nos buscadores.

É por isso que oferecer e publicar conteúdos de qualidade é crucial na sua jornada de sucesso na internet.

Algumas dicas bem básicas de SEO para seguir são:

  • Definir Palavras-chaves
    Escolha termos e expressões que tenham a ver com a intenção de busca do usuário e o assunto escrito no conteúdo. Dê preferência por palavras com grande volume de busca e baixa competição pelas melhores posições no ranqueamento.
  • Posicionar Palavras-chaves
    Espalhe a palavra-chave estrategicamente pelo conteúdo. Ela deve estar no título, em pelo menos um subtítulo, na URL, na meta-descrição e também na descrição da imagem (ALT Tag). Mas cuidado: não exagere na distribuição dela pelo conteúdo. Ao invés disso, use termos semânticos e enriqueça seu texto de forma mais natural.  
  • URL
    Facilite o rastreamento e o entendimento da URL pelos motores de busca. Use termos breves, que se referem à palavra-chave escolhida e jamais use caracteres especiais, números ou palavras que não se relacionam com o conteúdo publicado.
  • Backlinks
    Backlinks são os links que outros sites fazem para as páginas do seu blog. Isso pode ocorrer de forma natural ou com troca de conteúdos entre os dois meios. Capriche na qualidade de conteúdo para se tornar referência na web e conseguir atenção de vários sites com interesse nos artigos que você produz.   

Resumo

Num primeiro momento, produzir e publicar conteúdos de qualidade pode parecer mais difícil do que realmente é.

Ainda bem que você ficou com algumas das principais dicas de como escrever melhor e publicar um primeiro post de blog.

De agora em adiante, a prática e a persistência são as sua melhores aliadas. Esse é o segredo para oferecer conteúdos mais completos e alcançar seus objetivos com blogs.  

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